domingo, 27 de dezembro de 2009

Auto-ajuda.....boring to death

O fim do ano ficou marcado como uma época de perdas por aqui e sempre me pego pensando nos que se foram. Perdi meu pai no mês de novembro fez 9 anos esse ano e minha mãe no natal há 4 anos.
Me peguei pensando nas pessoas que conheci nos últimos anos que também passaram por essas perdas dolorosas.
Ao contrário do que se esperaria de pessoas que carregam dores incomensuráveis, são pessoas fortes e dignas de admiração.
Pessoas que dão valor ao perdido e projetam isso no que têm atualmente, que amam e cuidam, que usaram suas dores para se tornarem pessoas melhores.
Não nego que conheci uma ou duas que fizeram de suas dores uma desculpa para serem um fardo para o mundo. Que são insuportáveis e fazem questão de deixar claro que se sentem no direito de serem assim porque sofreram.
Hoje, como filha de pais que se foram, vejo o quanto foi saudável a minha convivência com os meus queridos pais. Minha mãe e eu passávamos horas conversando amenidades quase todos os dias e, ao contrário de muitos filhos que conheço, não a enxergava como mera provedora. Sei em detalhes como ela e meu pai se conheceram, quantos namorados teve antes de o conhecer, quem eram as melhores amigas, onde elas estão agora, como escolheu o vestido de casamento , as músicas que gostava, as piadas que a faziam rir. Éramos amigas.
Meu pai era mais complexo, muito durão mas o mais engraçado dos durões! E apesar do tempo dele ser sempre curto, me lembro de inúmeras tardes na varanda falando sobre cozinha, pescaria e o trabalho. Terminei expert em tratamento de água e assídua telespectadora do Pesca & Cia.
Onde quero chegar com esse papo todo?!
Simples assim. Pais são potenciais melhores amigos, um pouco de tempo investido em ouvir o que eles têm a dizer não será perdido. Se não ensinar a encarar o mundo (nem sempre eles são os melhores nesse quesito) servirá para se aproximar de alguém que te quer bem como ninguém mais.
Super auto-ajuda, mas deu vontade de escrever sobre isso e lá foi.
Não devo voltar a escrever esse ano, então, a todos que me visitam desejo um ótimo início de ano!

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi talita! To aqui pensando em td que vc escreveu. Acho que preciso prestar mais atenção em coisas que passam despercebidas. Luto muito pra isso, pra que eu e minha mãe possamos conviver pacificamente. Mais desde que me entendo por gente nós duas maos trocamos farpas do que elogios. E eu fiquei pesando em como seria bom poder sentar e rir ao invés de discutir. Passando aqui pera deixar meu beijo e um desejo de feliz 2010. Sempre leio mais raramente comento. tarciane