segunda-feira, 7 de julho de 2008

Quindim?! Quem dera!


Foi assim:
Ás oito da manhã minha cabeça parecia uma bigorna, meu corpinho adoentado penava pelo meu esforço ( e foi sobre-humano ) de ficar acordada até as 3 da manhã com dor de cabeça e tudo assistindo Kill Bill e depois 7 anos no Tibet. Sacanagem da globo resolver tirar filmes legais da prateleira justo na noite em que eu estou morrendo de gripe.
Me levantei, porque sou legal, para lavar a roupa do irmão que viaja depois de amanhã para a praia, me deixando entregue ás baratas aqui na Rose Red.
Roupas lavadas, cabeça ainda pesada fui-me para a rua resolver burocracias. Encontrar um amigo e reclamar de absolutamente tudo que se passa na minha vida de dona-de-casa no ouvido do pobre ajudou bastante, fui pra fila do plano de saúde me sentindo bem mais compreendida e de quebra acho que descolei uma indicação de um carpinteiro( o telhado ainda não foi consertado!).
Tudo muito bom tudo muito bem , resolvi lá pelo fim da tarde fazer um quindim e ouvindo o cd delicioso ,que baixei num blog ótimo chamado your music land, parti para a cozinha.
Nunca devemos ignorar um mal presságio, e em se tratando de cozinha quando o primeiro ovo dos 12 que você tem que quebrar está estragado, nem tente terminar a receita porque é fato: vai dar M@#$*!
9 claras, 3 ovos inteiros (sem casca!!dããã!!), 1 pacote de coco ralado, 1 colher bem cheia de manteiga e 3 xícaras de açúcar, não tem como dar errado! Só deixar dourar em cima e tirar do forno. Já fiz isso uma centena de vezes , eu conheço o ponto do quindim!!!
E foi só colocar a massa na forma para notar que ele estava lá, branco, oval e radiante sobre a pia. Esqueci de colocar um ovo. Mas tudo bem, pensei, todos os outros ovos eram grandes e no fim das contas eram 11 gemas fazendo regra de 3, sobe um, divide, multiplica e dá tudo certo.
Quindim no forno, aproveitei as claras que sobraram para fazer um pudim de claras que é moleza: para cada clara duas colheres de açúcar e bate na batedeira até ficar beeeem firme, pitadinha de sal e raspinhas de limão. Caramelo na forma e banho maria no forno por uns 25 minutos.
A questão é que o quindim ficou pronto. Tirei do forno e o botão ficou na minha mão, me desesperei e consegui colocar no lugar depois de um lexotan, do meu irmão me convencer de que isso não ia causar uma explosão e de eu concluir que ando assistindo too much seriados americanos.
Opa, o quindim esfriou. Adoro desenformar pudins, quindins e caçarolas. O barulhinho que faz, meio "slwuuuuuarp slwuuaaarp" quando se sacode a forma para soltar o doce é único, um prazer auditivo. Fez um barulhinho classudo, por um minuto pensei que tudo tinha ido bem. Levantei a forma e.........o quindim escorreu pelo prato que nem uma sopa, ficou só uns dois dedos de crostinha de coco , que era pra ser o fundo do quindim, nadando na papinha amarela com o melhor cheiro de quindim do planeta (juro!). Tô arrasada. Nuuuuuuuuuunca em minha vida errei um quindim, nunca!!!
Alguma coisa está acontecendo, temo pelo meu futuro na cozinha. Terá minha inspiração me deixado?!
Ratatouille já dizia: todos podem cozinhar, mas nem todos devem.....Tenho medo.

6 comentários:

José Farias disse...

aushaushuahsuahsuahsuah


XD


a vida de uma dona de casa...XD
sinto pelo quindin...U.U

Anônimo disse...

Hummmm, quindim! Faz muito tempo que eu nao como isso...ai que saudade! Talvez eu ate arrisque fazer um...

O negocio e voce comprar mais ovos e fazer outro, talvez o seu forno esteja com problemas. Mais um pra sua lista na Rose Red.

Magno. disse...

Da proxima vez, compra 2 caixas de ovos, pra ter na reserva...

FIKDIK!!!!!!

Cla disse...

Me dobrei de rir com este post!! kkkkk Melhor sorte na próxima!

Fourgirls disse...

oi tudo bem?
Estou desesperada aqui, e acabei de ler que voce ja fez muuitos quindins e sempre da certo. Por favor, me ajude. Todos que faço ficam moles. Voce poderia me dizer qual é ponto certo? Me de uma dica. Me mande um e-mail biaviani@bol.com.br
Obrigada,

beijos, Beatriz.

Unknown disse...

Estou triste é o segundo quimdim que faço e fica mole. Assisti uns vídeos fiz tudo certo e deu tudo errado. Mais de uma hora no forno de ainda molenga.